31 de mar. de 2009

Artigo: Ucranianos, Poloneses e Brasileiros em Prudentópolis

Acabei esbarrando por este artigo hoje: Ilhas cercadas por quase todos os lados?: ucranianos, poloneses e brasileiros em Prudentópolis e achei bem interessante. Trata de como era a convivência entre esses três grupos nos primeiros anos no Brasil.

Lendo alguns trechos me faz lembrar um pouco do que é descrito no Ukraine: A History a respeito de como era a vida dos ucranianos em Lviv durante o período do Império Austro-Húngaro.

27 de mar. de 2009

Horilka

Fala-se muito da presença da horilka na cultura ucraniana, mas nunca vi nem ouvi falar de alguma família na minha cidade que produz isso. Quando pergunto de horilka falam "é cachaça".

Por outro lado, sempre vi as famílias (especialmente em Iracema/Iraputã) terem seus parrerais e produzirem seu próprio vinho, inclusive a do meu avô.

Qual explicação haveria para isso?

17 de mar. de 2009

De volta de Iracema/Iraputã

Foi um dia bem ensolarado e imagino que por isso vieram bem mais pessoas neste ano. Notei que andaram dando uma boa melhorada no visual do lugar. Compare essas fotos do ano passado:




com estas desse ano:


E mais algumas:








Curiosamente, depois da romaria ouvi músicas de Padre Marcelo e quando estava indo embora tocava uma em ritmo de samba que falava do Brasil e da Amazônia, mas com tema religioso. Poderiam ter tocado algumas músicas ucranianas, pelo menos! :-)

Além disso, um evento como esse poderia ser aproveitado não só para vender artesanato ucraniano, mas também para informar. Uns folhetinhos com informações da tal carteirinha de ucraniano no exterior, link para a rádio Zabava, referências ao Made in Ucrânia e etc já seriam bem úteis.

Mas em geral um bom evento para ir!

8 de mar. de 2009

Romaria em Iracema

No próximo domingo (15/mar/2009) haverá a tradicional romaria em Iracema. Além do evento religioso em si, acho muito interessante ir lá para poder "ver" os ucranianos.

Estarei por lá!

Atualização: caso você tenha interesse em saber detalhes a respeito da Romaria em Iracema para 7 de março de 2010, veja detalhes a respeito no site Caminho Novo.

Eurovisão

Muito curiosa a uma ucraniana cantando em ucraniano foi escolhida para representar a Rússia no Eurovisão (Eurovision, Евробачення acho). Porém, mais curioso é o fato de que a cantora, Anastássia Prikhodko, já tinha tentando participar como representante da Ucrânia cantando em russo (!). 

Como aceitam estrangeiros para um concurso como esse?

4 de mar. de 2009

Resumo de notícias: 2 de março

Prosseguindo com a tradução do News Roundup do Ukrainian Canadian:

Política

O presidente ucraniano Victor Yushchenko e o presidente polonês Lech Kaczynski estiveram presentes nos eventos em memória às vítimas da tragédia que aconteceu há 65 anos atrás na vila Huta Peniatska, distrito de Brody. (modificada para descrever o evento que já aconteceu)

A Rússia publicou um DVD e um volumoso livro com documentos históricos para questionar as afirmações de que o Holodomor foi um genocídio. De todas as mais de 90 agências de notícias que publicaram esta história, apenas uma mencionou o Holodomor. De qualquer maneira, ninguém está aceitando essa história, a não ser que você seja a Rússia.

A Rússia cancelou um acordo de 1992 para compartilhamento de informações de radares no ano passado, afirmando que os sistemas eram obsoletos e que seria "impensável" ter tais instalações em um país anseiando o ingresso à OTAN.

Economia

Algumas companhias privadas não estão pagando os salários a seus funcionários, o que fez com que Yulia Tymoshenko ameaçasse-as de nacionalização. (na notícia origial também é usado o termo "re-privatização")

7 de março é a data limite para a ucraniana Naftohaz pagar os 400 milhões de dólares de débito à russa Gazprom, e a companhia alertou na semana passada que poderia declarar moratória de seus empréstimos. A extorsão ficou bem clara para mim (ukrcdn): A Rússia poderia requisitar à Ucrânia que pague seus débitos permitindo que a Rússia compre uma parcela dos gasodutos ucranianos. "A Gazprom tem fixado seus olhos em nossos gasodutos para a Europa por anos", disse um oficial ucraniano à New Europe, falando em condição de anonimato. A Naftohaz questionou a Gazprom a respeito de comprar menos gás natural neste ano do que foi previamente acordado. O cabinete de Tymoshenko planeja nacionalizar as "companhias de aquecimento" que não conseguirem pagar os preços estipulados pelos acordos a respeito do gás com Moscou.

O FMI afirmou que planeja ajustar o programa de empréstimo da Ucrânia, para incluir um maior déficit orçamentário e refletir a piora da situação econômica. O IMF interrompeu o prosseguimento de um empréstimo do início de fevereiro, depois que Tymoshenko recusou a cortar gastos, resultando no rebaixamento por agências de classificação de risco. O Partido das Regiões (PoR), recusou-se a assinar uma carta ao FMI.

Victor Yushchenko promulgou uma lei dando às editoras nacionais de literatura ucraniana o direito de alugar infraestrutura municipal ou estadual sem participar de processo de concorrência.

Yatseniuk afirmou que o déficit do Fundo de Pensão é de 17 bilhões de Hryvnias. O Banco Nacional da Ucrânia afirmou que o PIB caiu 20%. O Comitê Ucraniano de Estatísticas de Estado informou que os salários caíram em média 16,9% em janeiro de 2009. As coisas não parecem melhorar tão cedo.

Mundo

Eis que foi o rico oligarca Viktor Pinchuk quem pagou o resgate de 4 milhões de dólares para o seguro retorno da tripulação do navio Faina, que foi seqüestrada por piratas somalis.

O senador americano Jack Reed ressaltou a importância de se manter fortes relações entre EUA e Ucrânia, em um discurso durante um fórum organizado pela Fundação Ucraniana para a Governança Efetiva.

--

Agora um complemento meu a respeito desta última a respeito das relações EUA-Ucrânia. O blog Ukrainiana tem observado ultimamente uma notável mudança de posição dos EUA em relação à Ucrânia.