Вітаю З Новим Роком!
31 de dez. de 2009
Um ano
Opa, pois o blog está conseguindo passar a barreira de um ano de vida depois do primeiro post.
30 de dez. de 2009
Kyiv no New York Times
O Taras, do Ukrainiana, preparou uma petição online para que o o New York Times passe a usar Kyiv em vez de Kiev em suas publicações. Qualquer um pode participar.
Endereço da petição: http://www.gopetition.com/petitions/kyiv.html
Atualização: mas que bela coincidência, no mesmo dia, encontrar na seção “Imagens do Universo” da Gazeta do Povo, uma foto de um monumento e sua descrição (o destaque em negrito é meu):
29 de dez. de 2009
Da “guerra” do petróleo e Yanukovich
Eis que agências de notícias acharam uma nova “guerra” entre Ucrânia e Rússia para apresentar: a disputa pelos preços do petróleo transportado pela Ucrânia. Toda a repercussão pode ser observada nesta página do Google News.
E também chamou a atenção esta notícia: Ukraine front-runner questions democratic reforms.
KIEV, Ukraine – Ukraine has paid too high a price for the democratic reforms ushered in by the 2004 Orange Revolution, according to the pro-Russian front-runner in the country's presidential race, who pledges to bring back the "rule of law" if elected next month.Duas coisas assustam, uma é o “alto preço pelas reformas democráticas” e outra é a divisão do mundo político em “pró-ocidente” e “pró-Rússia”.
27 de dez. de 2009
Oficinas de Pêssankas no Planalto Norte
Opa, haverá uma oficina de/sobre Pêssankas no Planalto Norte de SC, vai passar pela minha cidade natal:
10 de dez. de 2009
Ajuda para a H1N1
Gostei de ler esta notícia: Paraná vai ajudar a Ucrânia no enfrentamento da Nova Gripe. É um exemplo interessante de interação entre a diáspora e a terra de origem.
2 de dez. de 2009
Curso de ucraniano no CELEM
(Nota: CELEM não é CELIN, e nem CALEM :-)
Prezados descendentes de ucranianos,Meus comentários: É uma pena saber disso tão tarde. Mas pudera, não há referências a curso de língua ucraniana na página do CELEM e nem anúncios por e-mail.
Hoje foi o dia de incrição para o Curso de Idioma Ucraniano no Colégio Estadual do Paraná
dentro do programa CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas)
Haverá turmas aos sábados, pela manhã, e durante a semana, a noite, se houver procura pelo curso.
Como houve poucos inscritos, corre o risco do curso não ser ofertado, por isso peço a quem tiver interesse entrar em contato com o Coordenador do CELEM Gilson Robrigo Woginski - celemcelicep@cep.pr.gov.br para aumentar o número de inscritos e viabilizarmos a abertura das turmas.
www.cep.pr.gov.br link informativos e notívias - CELEM.
Att.
Marlene
Nota: o CELIN também oferece curso de ucraniano.
Atualização: ops, na página em si não tem, mas no edital sim. Ainda assim, poderia ser melhor divulgado.
Atualização II: opa, foi adicionado um comentário informando que ainda é possível inscrever-se. Então, avisem aonde for possível que há vagas :-)
Viagens para a Ucrânia livres de visto
Segundo esta notícia do UNIAN, possivelmente no futuro não será necessária a obtenção de visto para viagens à Ucrânia. Isso parece ser muito bom.
Atualização II: houve algum progesso em 2011.
Atualização: parece que não houve progresso nesse sentido. Se você precisa de detalhes a respeito de obtenção do visto, pode dar uma olhada nesta reportagem da folha, ou ir direto em no site do governo que trata do assunto.
Atualização II: houve algum progesso em 2011.
1 de dez. de 2009
Monumento do Holodomor em Curitiba
Será inaugurado nesse domingo, dia 6, o monumento em memória do Holodomor (em inglês), que foi construído no Memorial Ucraniano do Parque Tingüi. Há mais detalhes nesta página no Caminho Novo.
Atualização (7/dez): Oops, não houve inauguração. O Ministro da Cultura da Ucrânia virá nos próximos dias para a inauguração.
Assinar:
Postagens (Atom)