15 de jan. de 2010

Aulas de Ucraniano On-line

Na comunidade "Quero aprender ucrainano!" do Orkut foram publicados alguns livros de ucraniano que talvez possam ajudar no aprendizando, dentre eles está uma versão digitalizada do famoso "Manual da Língua Ucraniana" da OSBM. Você pode ver os posts neste link.

Não deixe de visitar também o projeto Bukvar. Ele é muito útil para quem ainda não conhece o alfabeto e quer tentar cursos online.

Caso você more em Curitiba, considere fazer aulas de ucraniano no CELIN ou no CELEM.

Adicionalmente, seguem alguns links de aulas de ucraniano encontradas:

Um comentário:

  1. Minha impressão é que quando alguém quer aprender algo, a primeira coisa que faz é procurar no Google. Se você procurar por “manual da língua ucraniana" não verá referência alguma à sua comunidade. Por isso acho Orkut não é das melhores ferramentas para dar visibilidade a algum trabalho. Serve apenas como uma maneira a mais de divulgação. O número de pessoas na comunidade é pouco significativo se elas visitaram a página apenas uma vez...

    E de divulgação, uma maneira certa de ter estar mais acessível é deixar que o Google indexe o material. Isso pode ser feito com um blog, wiki (wikispaces, um domínio próprio, etc), google sites, ou até mesmo um documento público no Google Docs. O importante é que seja publicado por twitter, blogs, facebook, etc o link apontando para este material que você fez.

    Quanto a lograr mais usuários “ativos”, não sei. Meu palpite é que mantendo material no Orkut perde-se a chance de que muitos internautas anônimos passem pelo conteúdo, e entre esses anônimos eventualmente é possível obter um grupo de pessoas que comentam e participam. Outro palpite é que seja divulgado na lista da AJUB um link também, o pessoal repassa por email e isso já aumenta a visibilidade.

    Ah sim, a pedido tirei o “revisada” do texto.

    ResponderExcluir