Não deixe de visitar também o projeto Bukvar. Ele é muito útil para quem ainda não conhece o alfabeto e quer tentar cursos online.
Caso você more em Curitiba, considere fazer aulas de ucraniano no CELIN ou no CELEM.
Atualização: também recomendo aprender usando a técnica de “flashcards”.
Caso você more em Curitiba, considere fazer aulas de ucraniano no CELIN ou no CELEM.
Adicionalmente, seguem alguns links de aulas de ucraniano encontradas:
- Livemocha.com (recomendo! porém é necessário estudar o alfabeto antes)
- Ukrainian language, alphabet and pronunciation
- Ukrainian language
- Uma grande lista de materiais a respeito do idioma ucraniano
- Learn to speak Ukrainian
- Ukrainian 101
- Read Ukrainian!
- Peace Corps Ukrainian Language Lessons
- Exercícios em áudio de ucraniano (em inglês)
- Beginner's Ukrainan (aulas em áudio, em inglês)
Atualização: também recomendo aprender usando a técnica de “flashcards”.
Minha impressão é que quando alguém quer aprender algo, a primeira coisa que faz é procurar no Google. Se você procurar por “manual da língua ucraniana" não verá referência alguma à sua comunidade. Por isso acho Orkut não é das melhores ferramentas para dar visibilidade a algum trabalho. Serve apenas como uma maneira a mais de divulgação. O número de pessoas na comunidade é pouco significativo se elas visitaram a página apenas uma vez...
ResponderExcluirE de divulgação, uma maneira certa de ter estar mais acessível é deixar que o Google indexe o material. Isso pode ser feito com um blog, wiki (wikispaces, um domínio próprio, etc), google sites, ou até mesmo um documento público no Google Docs. O importante é que seja publicado por twitter, blogs, facebook, etc o link apontando para este material que você fez.
Quanto a lograr mais usuários “ativos”, não sei. Meu palpite é que mantendo material no Orkut perde-se a chance de que muitos internautas anônimos passem pelo conteúdo, e entre esses anônimos eventualmente é possível obter um grupo de pessoas que comentam e participam. Outro palpite é que seja divulgado na lista da AJUB um link também, o pessoal repassa por email e isso já aumenta a visibilidade.
Ah sim, a pedido tirei o “revisada” do texto.